quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Pontuação

Leia este texto, de Moacyr Scliar, atentando para sua pontuação:

AI, GRAMÁTICA, AI, VIDA.

[...]
IINFÂNCIA: A PERMANENTE EXCLAMAÇÃO
Nasceu! É um menino! Que grande! E como chora! Claro, quem não chora não mama!
Me dá! É meu!
[...]

A PUBERDADE: A TRAVESSIA (OU O TRAVESSÃO)
[...]
— O que eu acho, Jorge — não sei se tu também achas — o que eu acho — porque a gente sempre acha muitas coisas — o que eu acho — não sei — tu és irmão dela — mas o que eu estive pensando — pode ser bobagem — mas será que não é de a gente falar — não, de eu falar com a Alice —

— Alice tu sabes — tu me conheces — a gente se dá — a gente conversa — tudo isto Alice — tanto tempo— eu queria te dizer Alice — é difícil — a gente — eu não sei falar direito.

JUVENTUDE — A INTERROGAÇÃO
Mas quem é que eu sou afinal? E o que é que eu quero? E o que é que vai ser de mim?
E Deus, existe? E Deus cuida da gente? E o anjo da guarda, existe? E o diabo? E por que é que a gente se sente tão mal?
[...]
Mas por que é que tem pobres e ricos? Por que é que uns têm tudo e outros não têm nada? Por que é que uns têm auto e outros andam a pé? Por que é que uns vão viajar e outros ficam trabalhando?[...]

AS PAUSAS RECEOSAS (RECEOSAS, VÍRGULA, CAUTELOSAS) DO JOVEM ADULTO
Estamos, meus colegas, todos nós, hoje, aqui, nesta festa de formatura, nesta festa, que, meus colegas, é não só nossa, colegas, mas também, colegas, de nossos pais, de nossos irmãos, de nossas noivas, enfim, de todos quantos, nas jornadas, penosas embora, mas confiantes sempre, nos acompanharam, estamos, colegas, cônscios de nosso dever, para com a família, para com a comunidade, para com esta Faculdade, tão jovem, tão batalhadora, mas ao mesmo tempo tão, colegas, tão.
[...]

O HOMEM MADURO. NO PONTO.
Uma cambada de ladrões. Têm de matar. Matar. Pena de morte.
O Jorge também. Cunhado também. Tem de matar. Esquadrão da morte. E ponto final. No meu filho mando eu. E filho meu estuda o que eu quero. Sai com quem eu quero.
Lê o que eu quero. Freqüenta os clubes que eu mando.
Tu ouviste bem, Alice. Não quero discutir mais este assunto. E ponto final.

(UM PARÊNTESE)
(Está bem, Luana, eu pago, só não faz escândalo)

O FINAL... RETICENTE...
Sim, o tempo passou... E eu estou feliz... Foi uma vida bem vivida, esta... Aprendi tanta coisa...
Mas das coisas que aprendi... A que mais me dá alegria... É que hoje eu sei tudo... Sobre pontuação...

(Minha mãe não dorme enquanto eu não chegar e outras crônicas. Porto Alegre: L&PM, 1995. p. 88-91.)

1. O narrador-personagem associa as fases da vida a sete sinais de pontuação e, por meio deles, narra a sua história. Na 1ª parte, a infância é associada ao sinal de exclamação. De quem são as falas e o que a exclamação expressa:
a) no 1º parágrafo?
b) no 2º parágrafo?

2. Na 2ª parte do texto, o narrador associa a adolescência ao travessão, fazendo um trocadilho entre travessão e travessia. A que tipo de travessia se refere o narrador?

3. Ainda na 2ª parte do texto, o protagonista conversa com um amigo (Jorge) e sua irmã (Alice).
a) De que assunto ele quer tratar com essas pessoas?
b) O que o emprego constante do travessão sugere quanto ao estado emocional do protagonista?

4. A 3ª parte, a da juventude, é associada ao ponto de interrogação. Qual é a relação entre esse sinal de pontuação e essa fase da vida?

5. Na 4ª parte, o protagonista é um jovem adulto, que está terminando a faculdade. O narrador associa essa fase à vírgula.
a) Observe o emprego da palavra vírgula no título dessa parte. Indique uma palavra ou expressão que tenha um sentido aproximado da palavra vírgula nesse contexto.
b) Qual a intenção do narrador ao empregar a palavra vírgula nesse contexto?
c) No título, o narrador faz um trocadilho, chamando as vírgulas de “pausas receosas” e depois corrigindo para “pausas cautelosas” do jovem adulto. Considerando a fase em que se encontra esse jovem — de fim dos estudos e de iniciação profissional —, por que considera essa fase “cautelosa”?

6. Na 5ª parte, a maturidade do protagonista é associada ao ponto final.
a) Explique a ambiguidade, isto é, o duplo sentido da frase “No ponto”, do título dessa parte.
b) Observe a forma como a protagonista expressa suas opiniões e como se posiciona diante do que acha certo ou errado. Que relação há entre ele dizer “E ponto final” e seu modo de ser na maturidade?
c) Os nomes de Alice e Jorge, já mencionados na 2ª parte da vida do protagonista, reaparecem na 5ª parte. Qual é o provável parentesco existente entre o protagonista e essas outras personagens?

7. Como você sabe, uma das funções dos parênteses é indicar uma espécie de desvio do texto central ou o acréscimo de uma informação acessória. Na 6ª parte, esse sinal de pontuação é usado em uma conversa do protagonista com Luana.
a) Levante hipóteses: Que tipo de relação você acha que existe entre eles?
b) O que o emprego dos parênteses sugere?

8. O narrador intitula a última parte de “O final... reticente...”. Como você sabe, as reticências podem ter diferentes papéis e sentidos. Veja alguns deles:
• indicar que o sentido vai além do que foi expresso;
• indicar suspensão do pensamento, reflexões;
• indicar dúvida, hesitação;
• permitir que o leitor, usando a imaginação, dê continuidade ao texto.
Na sua opinião, qual ou quais dos itens acima traduzem melhor a intenção do narrador ao associar essa fase da vida a esse sinal de pontuação?

8 comentários:

  1. queria saber as respostas desse texto..
    manda pra mim? obrigada

    ResponderExcluir
  2. QUERIA SABER AS RESPOSTAS URGENTES SOU PROFESSORA

    ResponderExcluir
  3. Como consigo as respostas?

    ResponderExcluir
  4. .De um adulto:do pai ou da mãe do bebê que nasceu.Expressa a alegria pelo nascimento

    Quem fala nesse parágrafo é a criança.O ponto de exclamação ,nesse caso, sugere a convicção com que ele fala “È meu

    A travessia da infância para a fase adulta,ou seja, à adolescência


    De assuntos sentimentais

    Que ele está inseguro, não consegue se expressar com clareza e desvia o assunto central a todo mundo e a si mesmo.

    Essa é a fase dos questionamentos,do desejo de mudar o mundo e a si mesmo

    isto é,nada,ou/equivale a dizer:”receosas nada,cautelosas”

    corrigir o que foi dito antes

    Porque ,nessa fase, o jovem se preocupa com o futuro, com sua imagem, e por isso,fala com cautela.


    O título sugere que todas as fases anteriores conduziam ao amadurecimento em que o protagonista agora se encontra, isto é, ele está “no ponto”

    Ele agora tem opiniões firmes ,acabadas e não admite contestação.Ao dizer “E ponto final”, ele expressa a idéia de :”Já disse e FIM”


    Alice é sua esposa , Jorge é seu cunhado

    Luana pode ser filha e, diante de um possível escândalo dela,ele se submete a sua vontade; ou Luana ser um caso extraconjugal do protagonista

    1- sugere que o pai esteja falando baixinho, sem querer chamar a atenção ou
    2-Dá a idéia de um fato escondido , que é preciso ocultar e que não participa da história principal

    ***todas são possíveis

    ResponderExcluir
  5. Parabéns e obrigada pela contribuição

    ResponderExcluir
  6. queria saber a resposta por favo sou professora

    ResponderExcluir
  7. Hi would you mind shaгіng which blog рlatfoгm you're using? I'm planning
    to staгt my oωn blog in thе nеar futuгe but I'm having a tough time deciding between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal. The reason I ask is because your design seems different then most blogs and I'm looking fоr something unіque.
    P.S My aρоlogies for gettіng off-topic but I had tо aѕk!


    my wеbpage; Permanent hair removal

    ResponderExcluir
  8. Bom, não sei muito sobre isso, mas veja no link abaixo se tem a informação que você deseja: http//code.blogger.com

    ResponderExcluir