quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O jornal

A função do jornal é basicamente a comunicação. É um dos meios mais rápidos de ficarmos informados a respeito do que acontece no mundo. Dentro do jornal há várias sessões (editorias, cadernos), que por sua vez abrigam vários tipos de texto. Há algumas características que são comuns a todos estes textos, enquanto há outras que servem para individualizá-los.

A nomenclatura dos textos normalmente é dada de acordo com as suas características e seus objetivos específicos de comunicação, assim temos em um jornal: notícia, reportagem, editorial, resenha crítica, entrevista, artigo, crônica, anúncio, nota, charge, tirinha, cartum, etc. Genericamente chamamos os textos que se apresentam nos jornais de “matéria”.

Normalmente, o processo de produção de um texto jornalístico se divide em quatro fases: a pauta (escolha do assunto), a apuração (verificação dos fatos e de provas), a redação (organização das ideias transformando-as em texto) e a edição (locação desses textos no jornal, correção e revisão dos mesmos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário